quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Módulo 2- Tema 2: Procedimentos para uma aprendizagem mais eficiente segundo Gagne

Do seu ponto de vista fará ou não sentido este sistemas de procedimentos para a tornar a formação mais eficiente?
Gostaria que efectuasse uma comparação entre o que tem sido a sua prática e experiência formativa e o modelo de Gagne de modo a identificar e descrever um pouco as semelhanças e as diferenças encontradas.

Os procedimentos enunciados por Gagne fazem todo o sentido e foi com alguma satisfação que verifiquei que já ponho alguns em prática nas minhas actividades de formação e de docência.
Quanto ao primeiro procedimento, o da Atenção, procuro ter sempre o cuidado de ilustrar os pontos mais importantes dos temas que estou a abordar. A realidade é que “uma imagem vale mais do que 1000 palavras” e muitas vezes a ilustração mediante imagens serve para clarificar e reforçar a ideia que se está a tentar transmitir.
De vez em quando, para criar momentos de pausa (nem que seja do esforço intelectual que o aluno/formando está a realizar) introduzo momentos de humor, quer através de imagens quer através de questões que lanço aos alunos/formandos.
O exemplo uso de forma contínua e procura sempre explicar na prática o que foi dito em termos conceptuais.
Quanto à definição de Objectivos (o segundo procedimento de Gagne) realizo-a logo no início da Unidade Curricular/Formação, através do Plano da Unidade Curricular/Plano da Formação. Neste apresento os objectivos gerais e específicos ao nível das competências a adquirir no final da Unidade/acção de formação.
No início de cada sessão utilizo o procedimento da Recordação (terceiro procedimento de Gagne), incentivando os alunos/formandos a recordarem o tema que foi abordado na sessão anterior e apresentando em seguida o tema a abordar na presente sessão, evidenciando a relação entre ambos os temas (caso exista).
Nas minhas apresentações de PowerPoint (é o suporte que utilizo nas minhas aulas/sessões) recorro a modelos e gráficos quando quero sistematizar a informação que acabei de transmitir e se esta for muito complexa. Por vezes, quando quero reforçar o que acabei de dizer, escrevo no quadro os vários tópicos e as relações e direcção dessas relações entre as variáveis. Este é o procedimento da Informação enunciado por Gagne.
Para Guiar a Aprendizagem (quinto procedimento) recorro ao lançamento de questões, em pontos-chave das aulas/sessões para fazer o reforço do que foi dito ou para levar os alunos/formandos até ao próximo tema.
Os exercícios práticos ou Tarefas são para mim essenciais, porque na área em que lecciono/dou formação, o Marketing e o Consumo, quase todos os temas são passíveis de serem aplicados na prática e só assim os alunos lhes dão efectivamente valor e interiorizam os conceitos apresentados. È no fundo o Aliciar à Prática (sexto procedimento).
Além disso, penso que é sempre mais apelativo para os alunos saberem que no final da sessão vai haver um espaço para trabalharem em grupo e poderem pôr em prática os temas abordados. No fundo eles assumem uma atitude activa após a sessão/aula em que estiveram de forma mais passiva a receber informação.
Procuro dar o Feed-Back (positivo) sempre que os alunos intervêm nas aulas e o mais rápido possível quando se tratar da correcção das tarefas realizadas em sessão. Quando o aluno responde menos bem procuro não apontar os defeitos, mas referir apenas o que ele disse “melhor”.
O oitavo procedimento, a Avaliação da performance, realizo-a de forma integrada, entre os vários momentos de avaliação, individual ou grupal, que apresento também logo no início da Unidade Curricular/Módulo de Formação. Utilizo a realização de Trabalhos de Grupo realizados em campo-fora das aulas/sessões, Estudos de Caso realizados em Aula e um Teste (no caso do Ensino Universitário). A participação nas Aulas é também um factor valorizado incluindo as Tarefas realizadas em aula/sessão.
Por último, para Aumentar a Retenção e a Transferência pratico apenas a correcção dos testes em aula, mediante a participação dos alunos/formandos que melhor responderam cada questão. No caso dos Trabalhos incentivo apresentação em aula/sessão, o que não só desenvolve a capacidade de falar em público e de síntese de ideias como permite aos restantes colegas tomarem conhecimento de outras perspectivas e formas de abordar o mesmo problema/tema.

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